login

Atualize seu cadastro

Filie-se

A ABMS

No Congresso Brasileiro de Sono da ABS, realizado na cidade de Belo Horizonte em 2011, durante a Assembleia Geral, foi aprovada a criação de uma nova associação brasileira de sono, esta apenas para médicos e, o nome escolhido foi Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS). O objetivo dessa decisão foi de criar uma associação nos moldes exigidos pela Associação Médica Brasileira (AMB) e com isto possibilitar que os profissionais médicos ligados a Medicina do Sono possam ser representados.

 

A ideia foi implementada, e a ABMS foi fundada em janeiro de 2013. Seguiu-se as normas de fundação, com a ata de fundação e sendo redigido um estatuto. Foram propostos quatro nomes para a primeira diretoria, esta de transição.Ficou determinado que a ABMS irá “a priori” por questões logísticas, dividir com a ABS sua sede e telefone, porém serão duas associações distintas e independentes, com CNPJ diferentes. No entanto, o Congresso Brasileiro de Sono será realizado em conjunto e continuará ocorrendo a cada dois anos. Esse modelo de estruturação de um grande congresso nacional, com mais de uma associação ligada ao sono, vem ocorrendo com grande sucesso em outros países há vários anos (áreas clínica, básica e uma terceira associação de Odontologia ligada ao sono).

 

Desta forma, essa jovem associação tem como objetivo, além dos encontros científicos e educacionais, a representação a nível nacional, de todos os profissionais médicos ligados a Medicina do Sono, baseando-se nas normas da AMB (vide capítulo IV, parágrafos 18 a 24 do estatuto). Assim, gostaríamos de convidar todos os associados médicos da ABS para fazerem parte da ABMS, sendo possível migrar ou ser associado de ambas. Serão também bem vindos, os médicos atuantes e interessados em medicina do sono que não façam parte da ABS.

 

Durante esta fase inicial de estruturação (ano de 2013) não haverá cobrança de anuidade. Essas serão discutidas dentre outros vários assuntos, como a eleição da próxima diretoria, durante a sua 1º Assembleia Geral, que ocorrerá durante o XIV Congresso Brasileiro de Sono no dia 23 novembro de 2013 na cidade do Rio de Janeiro (www.sono2013.com.br).

 

 

 

Boas Novas!

 

Após um ano de intensos esforços, a Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS), em conjunto com a sociedades de Neurologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Clínica Médica, Neurofisiologia Clínica, Pediatria e Psiquiatria, que atuam em Medicina do Sono, conseguiu a inclusão de um código CBHPM, junto à Associação Médica Brasileira (AMB), intitulado Gestão de Paciente com Apneia Obstrutiva do Sono elegíveis para o tratamento com pressão contínua em via aérea (CPAP).

 

Esse código propõe remuneração médica para o acompanhamento além de presencial, também remoto, através da telemonitorização, o que permitirá que sejam realizadas avaliações frequentes com intervenções quando necessárias, além da emissão de relatórios viabilizando otimizar a adesão e o acompanhamento.

 

A criação do código é uma etapa importante para a valorização dos médicos que atuam em Medicina do Sono no Brasil.

 

Essa conquista melhorará o manejo dos pacientes com apneia obstrutiva do sono que necessitam usar os aparelhos de pressão aérea positiva, padronizando o acompanhamento desses pacientes, por uma equipe multidisciplinar, aperfeiçoando a terapia. Além disso, será possível reduzir custos dos pacientes com visitas presenciais, custos inerentes a internações e absenteísmo no trabalho decorrentes das consequências da doença não tratada!

 

O próximo passo será a submissão ao ROL da ANS, para que de fato isso seja incorporado no sistema de saúde privado.

Conheça as Associações do Sono Coligadas:

Associação Brasileira de Odontologia do Sono

Associação Brasileira do Sono

Associação Brasileira de Medicina do Sono - © Todos os direitos reservados.